Cidades

Niterói inicia Semana do Meio Ambiente sem citar alagamentos

Imagem ilustrativa da imagem Niterói inicia Semana do Meio Ambiente sem citar alagamentos
Avenida Marques do Paraná, no Centro, ficou parcialmente alagada por conta das chuvas que caíram na noite deste domingo em Niterói. Foto via Grupo Plantão Enfoco

Iniciando a programação da Semana do Meio Ambiente, Niterói abriu nesta segunda-feira (31) o calendário, on-line, do evento. A iniciativa é marcada por ações e investimentos para o tema de áreas que compõem o setor. O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a assinatura do convênio para ampliar a parceria com a Águas de Niterói.

Com o tema: projetos, diretrizes e futuro: a importância da recuperação de áreas degradadas, o prefeito Axel Grael iniciou a fala com lembrando ações na cidade dentro da pasta. Ao lado do secretário de Meio Ambiente de Niterói, Rafael Robertson, Grael afirmou que Niterói está na vanguarda dos municípios com mais iniciativas sobre o tema e que o setor não pode ser tratado como discussão secundária. No entanto o prefeito não abordou no encontro os alagamentos constantes em diferentes pontos da cidade, sempre que chove forte na cidade.

"Niterói é um dos municípios com os melhores índices em saneamento básico. Estamos quase na universalização dessa área. Além disso, temos diversos projetos e medidas, mostrando uma preocupação da nossa gestão com a gestão ambiental. Implementamos ainda 40 quilômetros de ciclovia quando a cidade não tinha nenhum e pretendemos, até o final da nossa gestão, instalar mais 60 quilômetros para estimular a bicicleta na cidade"

O prefeito destacou ainda que iniciativas do gênero geram um quantitativo de cerca de 170 bilhões de dólares por ano em resultados econômicos, além dos empregos gerados.

Nesta abertura da programação, o prefeito deu pistas de um investimento a ser implementado no aterro sanitário da cidade, no Morro do Céu, onde vai ser criada uma usina que vai usar todo o lixo orgânico da cidade para a geração de energia. Para Axel, o retorno do investimento com o novo projeto poderá iluminar o equivalente a todas as casas do bairro do Fonseca, na Zona Norte da cidade.

Axel Grael não deu uma efetiva resposta aos moradores da cidade sobre as chuvas que, mais uma vez, castigaram Niterói na noite deste domingo. Por conta da forte tempestade, além de alagamentos em diversos pontos da cidade, falhas em sinais de trânsito e árvores arrancadas. Moradores também tiveram o fornecimento de energia interrompidos no Fonseca e Barreto, na Zona Norte, e Piratininga e Cafubá, na Região Oceânica.

Parque Orla

Axel anunciou ainda que a primeira fase das obras do Parque Orla de Piratininga deverão ser entregues até o final deste ano. A estimativa é que tudo fique concluído até setembro do ano que vem.

Programação

Até o próximo domingo (5), as iniciativas durante a Semana do Meio Ambiente serão amplamente debatidas e vão mobilizar diversos órgãos da prefeitura e representantes da sociedade civil, de organizações não governamentais e da iniciativa privada. O público poderá acompanhar toda a programação do evento que será transmitida on-line em função da pandemia, em nas redes sociais da prefeitura e também da secretaria. Além das palestras e debates, também haverá distribuição de mudas, atividades esportivas e feira virtual de adoção de animais, entre outras.

1 de junho

Lançamento do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas. Organizado pela Secretaria Municipal do Clima, o evento marca a criação da instância de caráter consultivo, que tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade niteroiense para discutir os problemas decorrentes das mudanças do clima e promover o desenvolvimento sustentável.

2 de junho

13h às 15h - MESA REDONDA: SUSTENTABILIDADE SOCIAL

Mediação: Rafael Robertson – Secretário Municipal de Meio Ambiente,
Recursos Hídricos e Sustentabilidade. Convidados: Dayse Monassa – Secretária Municipal
de Conservação e Serviços Públicos. Jennifer Lynn Bastiani – Secretária de
Acessibilidade. Fabiana Barros – Diretora de Áreas Verdes da SMARHS. Valéria Braga – Secretária responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos (EGP). Lélia Lomardo – Engenheira Ambiental da CLIN.

15h às 16h - Palestras

Apresentação do Projeto Restauração Ecológica e Inclusão Social – como Niterói vem
restaurando 203 hectares de Restinga, Mangue e Mata Atlântica – Allan Cruz, Subsecretário Municipal de Sustentabilidade. Apresentação do Programa
"EcoSocial" –Anderson Pipico – Secretário Municipal de Participação Social.

16h às 17h30 - MESA REDONDA: SOCIEDADE CIVIL E MEIO AMBIENTE

Mediação: Márcia Demézio Convidados: representantes do Instituto Agroecológico de Niterói-IAN, dos projetos Aruanã e Vou de Canoa e da Cervejaria Masterpiece

3 e 4 de junho

Lançamento de programas e projetos da SMARHS

Mini Doc- A Ponte de Pedra e caminhos de Pés de Moleque. Vídeo sobre a ação de limpeza, recuperação e revelação do patrimônio histórico e cultural, a Ponte de Pedra, por
grupo de voluntários do Parnit para a cidade de Niterói.

5 de junho

Distribuição de mudas em diversos pontos da cidade.
PROGRAMAÇÃO PARQUE DAS ÁGUAS

09:00h as 09:20h - Abertura do evento com a Coordenadora do Parque Marilene Oliveira, com a fala do Secretário de Meio Ambiente Rafael Robertson e a equipe de RSA da MP Construtora.

09:20h as 10:00h - Palestra com a Bióloga Heloisa Osanai sobre “Restauração de Ecossistemas”.

10:00h as 10:30h – Atividade prática de Educação Ambiental com o objetivo de revitalizar o jardim sensorial.

10:30h as 11:00h – palestra da Comissão de Terceiro Setor da OAB. Tema: Sustentabilidade e Terceiro Setor: Caminhos possíveis no contexto pós pandêmico.

11:00h as 11:30h - Oficinas com o IBG sobre compostagem, mudas de suculentas e minhocário; exposição dos animais taxidermizados, sabão ecológico, entrega de mudas e brindes.

11:30h as 12:00h – Encerramento do evento com a palestra da Dircilene sobre Agricultura
Orgânica.

< Para Arthur Lira reforma tributária deve melhorar sistema de cobranças Adolescente apreendido no Rio acusado de atirar na mão de vítima como 'castigo' <